A arquitetura inteligente e as variáveis Climáticas



Para se desenvolver um bom projeto, tem-se que ter em mente o clima do local, para que a partir disso possa ser estudada a eficiência energética e as necessidades de conforto do usuário.

No entanto, é de suma importância ter conhecimento dos diferentes conceitos existentes entre o tempo e clima. O tempo refere-se à variação diária das condições da atmosfera, enquanto o clima é a condição média do tempo em uma região, baseada em medições em longos períodos de tempo, portanto, um projeto arquitetônico deve considerar o clima local e suas variáveis, que se alteram ao longo do ano.

As variações climáticas são definidas de acordo com as estações meteorológicas, que descrevem as características gerais de uma região, ao que se refere ao sol, nuvens, ventos, temperatura, precipitações e umidade.

Todas estas variáveis têm que ser levadas em consideração, para a elaboração de um projeto de edificação adequada ao conforto do usuário e mais eficiente possível, quanto ao consumo de energia.

O sol, ou radiação solar, é a principal fonte de energia do planeta, tanto como calor, quanto fonte de luz. Ambos podem ser usados tanto de forma positiva ou negativa ao que se tem como proposto no projeto, ou seja, quando o intuito é ter uma eficiência energética pela luz, deve-se levar em conta o seu local de nascimento e poente, a fim de, aproveitar ao máximo o seu potencial de iluminação.

O mesmo deve ser pensado ao que se refere a climatização do local, onde paredes em que recebem maior incidência de calor, terão que ter um elemento compensatório de sistemas artificiais, como o ar condicionado, a fim de manter a temperatura mais confortável possível.

Outra variável importante é o vento, de acordo com sua velocidade ou direção, que podem alterar a temperatura, devido ao deslocamento das massas de ar, podendo se movimentar de uma área de maior pressão, ou seja, com maior incidência de ar mais frio e pesado, para uma área de menor pressão, com ar mais quente e leve.

Através de diagramas do tipo “rosa-dos-ventos”, é possível conhecer as probabilidades de ocorrência de ventos para as principais orientações e sua velocidade, auxiliando projetistas na colocação de aberturas, para aproveitar a entrada do ar fresco em dias quentes ou evitar o vento forte em períodos frios.

Já a umidade, refere-se a pressão de vapor e a variação climática ao longo do dia, que pode ser por consequência da evaporação da água dos mares, rios, lagos e a evaporação de vegetais.

Em locais com alta umidade, a transmissão da radiação solar é reduzida porque o vapor de água e as nuvens a absorvem, redistribuindo na atmosfera.

O Brasil tem um vasto território que tem temperaturas diversas em determinada região, como por exemplo, a região norte tem um clima equatorial, já parte do nordeste tem clima semiárido e o sul, subtropical, portanto, uma edificação projetada em porto alegre, não terá a mesma eficiência energética se for utilizada em São Luís, já que a diferença média de temperatura entre as duas regiões, é de cerca de 15ºC.

São muitos os fatores externos que podem influenciar no projeto e nas considerações internas a fim de, desenvolver um projeto que atenda a todos as necessidades da edificação e de seus usuários, portanto, uma equipe de projetistas bem capacitada e que se atentem as esses inúmeros fatores, é necessária para se ter um o conforto térmico e por conseguinte, uma eficiência energética.

A KAWAR ENGENHARIA está pronta para te ajudar neste quesito tanto no projeto quanto na coordenação de obras em sistemas de climatização. Uma empresa especializada é o diferencial em um projeto. Conte conosco, sempre que precisar.

#arquitetura #architecture #projetos #projetoarquitetonico #arquiteturamoderna #gerenciamentodeobras #arquiteturasustentavel #varejo #arquiteturacorporativa #arquiteturacomercial #projetodearquitetura #projetodeinstalações #obras #gerenciamento #diariodeobra #engenhariacivil #construçãocivil #tecnologia #inovação #bim #engenharia #eficienciaenergetica

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

KAWAR ENGENHARIA é uma empresa de Projetos de Sistema de Ar Condicionado, sediada em São Paulo e com atuação nacional, prestando serviços para setores diversificados como Industrial, Corporativo, Hospitalar e Varejo.

Venha nos visitar

Rua Dr. José Estefno, 301 - Jardim Vila Mariana, São Paulo - SP 

+55 (11) 3895-1113

contato@kawar.com.br

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone

© 2023 Kawar Engenharia LTDA. Todos os direitos reservados