Conforto Ambiental


O próximo tema a ser trabalhado na Eficiência Energética é o conforto térmico, que tem por definição, ser um conjunto de condições em um ambiente que nos permite o sentir-se bem seja por conforto térmico, acústico, olfativo ou visual.

Embora cada parte do planeta terra tenha um clima e uma característica, nós, humanos temos a capacidade de nos adaptarmos as estas variáveis até mesmo pelo uso de alguns subterfúgios ou mecanismos culturais como roupas, acessórios, arquitetura e tecnologia na ajuda desta adaptação.

No caso da arquitetura e engenharia, este conforto pode ser dividido em duas etapas: o conforto térmico e visual. No primeiro caso, em uma edificação, geralmente utiliza-se do consumo de energia.

O conforto térmico tem que lidar com muitas variáveis que podem influenciar no bem estar humano. Em 1972, Fanger, derivou uma equação de conforto para calcular a combinação de variáveis ambientais incluindo a temperatura radiante média, velocidade do ar, umidade relativa, temperatura, o tipo de atividade que a pessoa pratica no local e as vestimentas.

Fanger ainda analisou as diferentes pessoas pela nacionalidade, idade e sexo obtendo o Voto Médio Predito (VMP) que traduz a sensibilidade humana ao calor e frio.

A partir daí, aumentou o estudo sobre o tema e no desenvolvimento de programas que auxiliem nesta análise de conforto térmico no local, como o caso do Programa Analysis-CST, Comfort Calculator, entre outros em que você alimenta o sistema com informações relevantes como vestimentas, metabolismo entre outros parâmetros.

Todos estes estudos precisam ser realizados para a identificação da temperatura ideal de conforto e assim propor as melhores soluções em projeto para o local e que garanta aos seus usuários o perfeito bem estar.

Já o conforto visual, tirando o que diz respeito a decoração, tem-se que se analisar a iluminação do local para garantir este conforto. Portanto, é necessário analisar o tipo de trabalho visual que será executado no lugar como, por exemplo, se é um local de leitura, consertos, entre outros. Estas condições podem ser classificadas como seguem na European Commission Directorate (1994), em que se analisa: Iluminação suficiente, boa distribuição de iluminâncias, ausência de ofuscamento, contrastes adequados e bom padrão e direção de sombras.

A partir destas análises é possível identificar o melhor projeto que ofereça a melhor relação custo x benefícios em ambos os casos.

A KAWAR ENGENHARIA, no quesito conforto térmico, oferece através de seus projetos a melhor relação de condicionadores de ar para assegurar o conforto térmico nos mais diversos tipos de ambientes, bem como a instalação de equipamentos dimensionados para garantir eficiência na sua conta de energia.

#arquitetura #architecture #projetos #projetoarquitetonico #arquiteturamoderna #gerenciamentodeobras #arquiteturasustentavel #varejo #arquiteturacorporativa #arquiteturacomercial #projetodearquitetura #projetodeinstalações #obras #gerenciamento #diariodeobra #engenhariacivil #construçãocivil #tecnologia #inovação #bim #engenharia #eficienciaenergetica

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

KAWAR ENGENHARIA é uma empresa de Projetos de Sistema de Ar Condicionado, sediada em São Paulo e com atuação nacional, prestando serviços para setores diversificados como Industrial, Corporativo, Hospitalar e Varejo.

Venha nos visitar

Rua Dr. José Estefno, 301 - Jardim Vila Mariana, São Paulo - SP 

+55 (11) 3895-1113

contato@kawar.com.br

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone

© 2023 Kawar Engenharia LTDA. Todos os direitos reservados