Eficiência energética


Pode ser entendida como o uso racional e inteligente de recursos naturais, a fim de economizar a energia, ou seja, fazer mais com menos. Ou pode ser classificado também, por oferecer os mesmos “benefícios” e resultados visuais que uma edificação comum, só que com um consumo reduzido de energia.

Essa ideia pode servir como base em várias áreas que utilizam da energia elétrica, como: iluminação, climatização, equipamentos, produção industrial, entre outros.

Este conceito já é bem antigo na arquitetura, pois desde o primórdio da construção, já se visava o aproveitamento da luz do sol, calor e ventilação. Estudos apontam que foi na Roma Antiga que isso surgiu, com o desenvolvimento do primeiro sistema de aquecimento de água, mais conhecido por Calidarium, no caso da água e o Ipocausto, no caso dos ambientes. Ambos tinham como princípio a construção de uma espécie de fornalha no subterrâneo que impulsionava o calor para a parte superior, ou para a água.

Nos dias atuais, a eficiência energética na arquitetura, visa a possibilidade de se manter o conforto térmico, o visual e o acústico com baixo consumo de energia.

Segundo o livro “Eficiência Energética na Arquitetura”, produzido pela Eletrobrás, o triângulo clássico de Vitrúvio é definido pelos termos firmitas, utilitas y venustas e inclui a eficiência energética nestes três vértices.

Firmitas é o que se refere à estrutura, ou ao que a mantém em pé. Nessa fase é possível optar por materiais que auxiliarão na redução do consumo de energia elétrica.

Já Utilitas refere-se à funcionalidade arquitetônica, abrangendo conceitos de conforto térmico, visual e acústico, ou seja, o início da eficiência energética do ambiente.

E por fim, venustas, que corresponde a beleza da edificação e contempla elementos, equipamentos e funções relacionadas à eficiência energética, intrínsecos na sua forma e ambiência.

Portanto, um projeto arquitetônico, que visa a eficiência energética tem que se adequar ao clima do local, o que pode ser feito para se aproveitar ao máximo a iluminação natural, climatização dos ambientes para o uso consciente da energia elétrica.

Nos próximos informativos, iremos falar de tudo o que engloba a eficiência energética e como a Kawar Engenharia pode ajudar neste quesito em seu projeto. Acompanhe.

#arquitetura#architecture#projetos#projetoarquitetonico#arquiteturamoderna#gerenciamentodeobras#arquiteturasustentavel#varejo#arquiteturacorporativa#arquiteturacomercial#projetodearquitetura#projetodeinstalações#obras#gerenciamento#diariodeobra#engenhariacivil#construçãocivil#tecnologia#inovação#bim#engenharia #eficienciaenergetica

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

KAWAR ENGENHARIA é uma empresa de Projetos de Sistema de Ar Condicionado, sediada em São Paulo e com atuação nacional, prestando serviços para setores diversificados como Industrial, Corporativo, Hospitalar e Varejo.

Venha nos visitar

Rua Dr. José Estefno, 301 - Jardim Vila Mariana, São Paulo - SP 

+55 (11) 3895-1113

contato@kawar.com.br

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone

© 2023 Kawar Engenharia LTDA. Todos os direitos reservados