Já ouviu falar do telhado verde?


Telhado verde, também conhecido como cobertura verde e teto verde, é um sistema artificial de construção de coberturas de edifícios, casas ou demais habitações ou até mesmo alguma estrutura de apoio, em que é aplicado uma vegetação, seja ela completa, ou composição de um espaço para que pareça verdadeiros jardins abertos, desde que esse não comprometa a estrutura da edificação, devido à complexidade ou o peso.

Não é algo tão simples como se imagina, pois não é apenas colocar uma grama sobre uma pequena camada de terra, tem que ser estudado para que ele não tenha apenas um apelo estético, afinal, seus benefícios são bem maiores do que isso.

Sua montagem deve obedecer a alguns princípios de projetos tecnológicos, onde contenham algumas camadas de tipos específicos de materiais para sua perfeita composição, para que seja eficiente e harmônica.

As primeiras camadas são de materiais impermeabilizantes para que você possa garantir maior segurança ao local onde este “verde” será montado. Em seguida deve ser aplicado, substratos, bloqueadores de raízes entre outros materiais que devem satisfazer os objetivos de projeto.


Uma das principais funções do telhado verde é a capacidade de absorver a água da chuva, atrasando o escoamento para o sistema de drenagem. Este retardo do escoamento das águas das chuvas faz com que o telhado verde seja uma opção atraente em regiões urbanas, pois pode ajudar reduzir a probabilidade de enchentes.

Seus benefícios são vários, pois ele não só é alternativa viável e sustentável perante os telhados e lajes tradicionais, por facilitar o recebimento e gerenciamento de grandes cargas de águas pluviais, mas também na melhoria térmica, serviços ambientais e novas áreas de lazer.

Ele também pode proporcionar ambientes mais frescos, por reduzir a recepção de temperaturas mais elevadas, o que geralmente ocorre no verão, fazendo com que a temperatura que transpassa para a parte interna da construção, seja reduzida em até 3°C.

Agora imagina isso, multiplicado em uma região, onde a predominância são as construções, de grandes centros urbanos? Esta vegetação pode ajudar a promover o reequilíbrio ambiental, por ajudar a reduzir as altas temperaturas, trazendo os benefícios da vegetação para a saúde pública e a biodiversidade, principalmente se utilizar plantas nativas do local.

Além da melhoria na temperatura, este tipo de projeto ajuda na termoacústicas da edificação, tanto no inverno como no verão. Acredita-se que com o uso de coberturas vivas, seja possível melhorar em 90% as condições térmicas no interior da edificação, segundo estudos de bioclimatismo.

Outro fato importante é que o telhado verde, pode ajudar na umidade relativa do ar, mantendo-o mais constante no entorno de uma edificação, purificando a atmosfera neste entorno, formando um verdadeiro microecossistema, contribuindo e muito para o combate do efeito estufa, ajudando a diminuir a concentração da camada de CO², e diminuindo assim na redução do aquecimento do planeta.

O fenômeno do efeito estufa tem elevado as emissões de gases à atmosfera, provocando alterações. Essa grande concentração de gases dificulta que o calor seja devolvido ao espaço, aumentando, consequentemente, as temperaturas do globo como um todo.

Não se sabe ao certo, onde ele teve início, mas há estudos que apontam sua existência em diferentes tempos e civilizações, em torno do Egito, Pérsia e Mesopotâmia, mas só começou a fazer parte como um conceito arquitetônico, pelo arquiteto francês, Le Corbusier, em 1920, através dos conceitos da arquitetura moderna, embora a Alemanha seja pioneira no desenvolvimento de telhados verdes na era pós-moderna.

Em relação ao seu custo, irá variar de acordo com as instalações deste local/telhado e das técnicas utilizadas em sua confecção.

No Brasil, diversas são as leis que regulam a instalação de infraestruturas verdes. Algumas promovem incentivos fiscais, certificações e selos de sustentabilidade para a instalação destes telhados verdes, outras trazem panoramas para a instalação obrigatória das estruturas em determinados locais.

Várias são as vantagens, que poderão nos trazer ganhos, não só com o meio ambiente, mas também com a estética e beleza do lugar, mas o mais importante é que nos trará uma melhor qualidade de vida, se unificarmos todos os benefícios que o telhado verde possa nos proporcionar.

#arquitetura#architecture#projetos#projetoarquitetonico#arquiteturamoderna#gerenciamentodeobras#arquiteturasustentavel#varejo#arquiteturacorporativa#arquiteturacomercial#projetodearquitetura#projetodeinstalações#obras#gerenciamento#diariodeobra#engenhariacivil#construçãocivil#tecnologia#inovação#bim#engenharia

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo