Você já viu alguma construção verde?


Já está mais do que provado de que a construção verde é uma tendência que estará cada vez mais presente em nossa vida. Muito já tem sido feito, mas ainda temos um longo caminho a percorrer.


Pode ser que você já tenha passado por alguma construção verde, ou consciente e não tenha notado, por isso mostraremos algumas das principais edificações no Brasil e no Mundo, para que você possa olhar com novos olhos a arquitetura de um lugar.


A princípio, podemos ter como exemplo, diversas unidades do Sesc, que é o Serviço Social do Comércio. Podemos começar por sua unidade na Av. Paulista, inaugurada em 2018. O local fica em uma das avenidas principais de São Paulo, que está imersa no concreto, mas tem este belo exemplo de Construção verde.


O prédio tem placas de energia solar que garantem a iluminação, que ainda tem sensor de presença.


Toda a água da chuva é capitalizada, tratada e utilizada para irrigação de jardins e descargas.


Os vidros do prédio têm proteção UV que inibem a passagem da luz, fazendo com que diminua a incidência do calor.


O teto? Claro, é totalmente verde. Não é de acesso ao público, mas no topo do prédio é cultivado diversas plantas. Mas este verde não é reservado apenas ao teto, diversas jardineiras e hortas estão espalhadas pelos andares.



(Foto: Evelson de Freitas/sescsp.org.br)


Já em Curitiba, foi inaugurado 2016, o primeiro prédio corporativo do mundo com autossuficiência em água. Chamado de EUROBUSINESS e é o primeiro empreendimento do Sul do Brasil a receber a distinção do selo LEED PLATINUM. O edifício comercial garante que consome 50% a menos de energia e é autossuficiente em água (capta, trata e transforma os efluentes no local, economizando 100% deste recurso.


Além disso, possui elevadores inteligentes, com um drive regenerativo que devolve a energia gerada pelo seu equipamento para a rede elétrica do edifício de forma limpa.


O piso é elevado, para que seja feita a passagem de cabos e tubulações de forma mais eficiente, facilitando a manutenção e evitando lixo por mudanças em seu layout.


O ar condicionado é de sistema VRV, que oferece solução integrada na refrigeração, aquecimento, ventilação e água quente através da recuperação do calor, ou seja, o calor vindo do arrefecimento das unidades, são reutilizados para produzir a água quente ou fornecimento de calor.


Outra construção que vale a pena evidenciar é o Hospital Sarah Kubitschek, em Salvador (BA), um bom exemplo de hospital verde e que valoriza a sustentabilidade no Brasil. Este espaço foi idealizado pelo arquiteto João Filgueiras Lima, conhecido como Lelé.


A princípio o hospital é apenas cercado pela natureza, por ter sido construído dentro de uma área de Mata Atlântica nativa, mas o projeto vai muito além disto. O hospital se preocupou em evitar raios diretos do Sol nas áreas internas. A ventilação de algumas áreas importantes é administrada conforme a necessidade, e pode ser interrompida sem, no entanto, comprometer a iluminação natural.


Outro ponto a ser ressaltado é que o hospital verde brasileiro tem seus ambientes internos em conexão com jardins externos que cercam o belo edifício.



Fotos: Vertical Garden


Construção verde no Mundo


Aqui este conceito não está apenas para um prédio e sim para uma cidade completa. A Cidade de Masdar, considerada a “cidade do futuro”, nos Emirados Árabes Unidos, fica a 17 km a leste-sudeste da cidade de Abu Dhabi.


Sua construção começou em 2006, com capacidade para 40 mil residentes. Ela está sendo projetada com o objetivo de proporcionar o mais elevado nível de qualidade de vida aos seus moradores, gerando o menor impacto ambiental possível.


A cidade é 100% dependente de energias renováveis, com produção de zero resíduos, é livre de combustíveis fósseis e com uma meta de atingir o índice zero de emissões de dióxido de carbono.

Foto: RW Armstrong


Outro belíssimo exemplo é o hospital NG Teng Fong, localizado em Cingapura. Ele é praticamente uma obra prima que pode servir de inspiração, não só para arquitetos e paisagistas, mas para todos que gostam de ver algo belo e inovador, e o que é melhor, dentro de uma arquitetura sustentável.


Sua estrutura conta com 1.100 leitos, pensada para ser um ambiente de cura e restauração integral dos pacientes. Seu design em sua estrutura, foi pensado para poupar recursos naturais, promovendo a saúde e o bem-estar de seus pacientes.

Fotos: Aeworldmap


Seu projeto inclui aquecimento de água a partir de um grande sistema fotovoltaico, que também serve para as luzes da paisagem externa. Seus corredores são pensados para melhorar a circulação de ar e evitar assim, a proliferação de vírus. Boa parte da água utilizada para irrigação e outras aplicações, vem da captação das chuvas. Resumindo, esta construção sustentável usa 38% a menos de energia quando comparado a um hospital convencional de Cingapura e 69% a menos do que um típico hospital estadunidense.


E você, já tinha ouvido falar de algumas destas construções? São ótimos exemplos para fomentar o desejo de um mundo melhor, que se preocupa não só com o meio ambiente, mas com a beleza e a qualidade de vida que este lugar pode oferecer.


#arquitetura#architecture#projetos#projetoarquitetonico#arquiteturamoderna#gerenciamentodeobras#arquiteturasustentavel#varejo#arquiteturacorporativa#arquiteturacomercial#projetodearquitetura#projetodeinstalações#obras#gerenciamento#diariodeobra#engenhariacivil#construçãocivil#tecnologia#inovação#bim#engenharia


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

KAWAR ENGENHARIA é uma empresa de Projetos de Sistema de Ar Condicionado, sediada em São Paulo e com atuação nacional, prestando serviços para setores diversificados como Industrial, Corporativo, Hospitalar e Varejo.

Venha nos visitar

Rua Dr. José Estefno, 301 - Jardim Vila Mariana, São Paulo - SP 

+55 (11) 3895-1113

contato@kawar.com.br

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone

© 2023 Kawar Engenharia LTDA. Todos os direitos reservados