
Você sabe o que torna uma construção sustentável?

A construção sustentável (edifício verde ou construção verde) refere-se não só à uma estrutura em si, mas também à aplicação de processos ambientalmente responsáveis e eficientes, que devem ser desde o planejamento do projeto a vivência do local, não deixando de lado construção, operação, manutenção, renovação e demolição.
Para que isso aconteça, todas as etapas e pessoas participantes do processo, sejam eles, engenheiros, arquitetos, ou empreiteiros, entendam e trabalhem em conjunto para uma correta conclusão do projeto.
A prática da construção verde, expande e complementa as preocupações clássicas de design de construção, da economia, utilidade, durabilidade e conforto.
Por definição, dada pela Agenda 21, a Construção Sustentável em Países em Desenvolvimento, trata-se de "um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes natural e construído, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana e encorajem a equidade econômica".
A agenda 21 é um documento que foi assinado por 179 países durante a "Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento" ou "ECO-92", que aconteceu em 1992 na cidade do Rio de Janeiro. Este documento trata-se de um compromisso político, entre os países envolvidos, para aliar o desenvolvimento econômico com a cooperação ambiental e social. A partir de então, registrou-se parâmetros para diversas áreas como: gestão ecológica, recursos vivos, diversidade biológica, entre outros.
O CIB - Conselho Internacional da Construção, indica a indústria da construção como o setor de atividades humanas com maior responsabilidade no consumo de recursos naturais, utilizando-se da energia de forma intensiva, gerando impactos ambientais.
Segundo o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, o setor da construção civil consome 20% da água nas cidades, 75% dos recursos naturais e gerando 80 milhões de toneladas de resíduos por ano. Ou seja, é uma das principais responsáveis pelo que está acontecendo com o ecossistema.
Com isso, os desafios para o setor da construção são diversos, bem como: a redução e otimização do consumo de materiais e energia, a redução dos resíduos gerados, a preservação do ambiente natural e a melhoria da qualidade do ambiente construído.
Para que uma edificação, possa ser considerada sustentável, é importante se atentar a alguns conceitos fundamentais.
Na construção é importante adequar:
· O projeto ao clima da região ou local
· Aplicação de processos construtivos que evitem ao máximo o desperdício de materiais de construção e acabamento.
· Projeto de construção que não cause, ou quando necessário, cause poucos danos ao meio ambiente, sem poluição ou extração irregular de matéria prima.
· Previsão de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida
· Minimização do consumo da energia, optando por equipamentos que otimizem a climatização e iluminação
· Uso de coberturas verdes
· Suspensão da construção do solo.
· Uso de jardins com plantio e árvores.
Já no estudo e escolha dos materiais, é importante considerar:
· Uso de materiais culturalmente aceitos.
· Uso de lâmpadas de LED ao invés de lâmpadas comuns e se possível com sensores de presença.
· Utilização de madeiras certificadas, ou seja, com origem legal.
· Materiais pouco processados, que sejam recicláveis e atóxicos.
· Evitar o uso de materiais que prejudicam a saúde humana, bem como: amianto, CFC, HCFC, formaldeído, policloreto de vinila (PVC), tratamento de madeira com CCA, entre outros.
Quanto ao uso da energia, recomenda-se os de coletor solar térmico.
E sobre águas e esgoto, é importante considerar, a utilização de águas de reuso, dispositivos economizadores de água e tratamento de esgoto no local.
Quanto a compra de eletrodomésticos e eletrônicos, optar pelos que tenham o selo Procel que indicam os equipamentos mais eficientes e que consomem menos energia. Este selo foi criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, programa do Governo Federal executado pela Eletrobras e foi instituído por Decreto Presidencial em 8 de Dezembro de 1993.
Tem-se que ficar atento às novidades do setor, bem como o avanço da tecnologia, que podem oferecer produtos com alternativas sustentáveis que cabem no bolso.
Isso acontece principalmente na área de climatização, onde empresas, como a Kawar Engenharia, que estão aptas a desenvolver projetos em que considerem equipamentos modernos e com melhor eficiência energética, que possam ter uma menor manutenção e diminuindo assim, impactos ambientais.
Pensando nesta preocupação, a Kawar Engenharia desenvolveu um conteúdo informativo referente a construção verde e outros assuntos correlatos a engenharia civil, que serão apresentados periodicamente, para que você possa se manter informado sobre os principais assuntos do setor.
Esperamos por você.
#arquitetura #projetos #projetoarquitetonico #arquiteturamoderna #arquiteturaeurbanismo #arquiteturasustentavel #construcaoverde #construcaosustentavel #arquiteturacorporativa #arquiteturadevarejo #arquiteturacomercial #projetodearquitetura #projetodeinstalações #obras #gerenciamento #gerenciamentodeobras #engenhariacivil #construçãocivil #tecnologia #inovação #bim #engenharia #varejo #eng #arq